Nossa Terra Firme no WOW Global Festival 2020




A Fundadora da Nossa Terra Firme, Iara Vicente, participou da primeira edição do Festival Global WOW - Women of The World (Mulheres do Mundo) promovido pela WOW Foundation no Painel Justiça Climática. A conversa aconteceu no dia 28 de Junho e reuniu nomes de jovens mulheres para discutir as intersecções entre desigualdades sociais e raciais no combate às mudanças climáticas. O painel discutiu como inspirar as futuras gerações de mulheres e meninas a se envolverem a causa climática e trabalhar para desmantelar os preconceitos institucionais que os impedem de atingir suas metas coletivas de clima, da Amazônia ate Standing Rock.



Participaram do painel:


Tokata Iron Eyes, membro da comunidade indígena Standing Rock Sioux ativa no enfrentamento de injustiças socioambientais desde os 9 anos de idade; testemunhando contra a implementação de uma mina de urânio nos territórios sagrados Black Hills. Agora, aos 16 anos, ela continua demonstrando seu compromisso amplificar as vozes de nações indígenas - desde o movimento NODAPL em Standing Rock até as mulheres indígenas desaparecidas e assassinadas nos EUA - ela utiliza sua voz para evocar mudanças em corações ao redor do mundo. Tokata traz uma perspectiva sem censura para as verdades desconfortáveis ​​que todos devemos enfrentar em resposta às causas humanas das crises climáticas.


Iara Vicente, natural da Amazônia brasileira, representa orgulhosamente a terceira geração de uma comunidade profundamente envolvida no movimento socioambiental brasileiro. Iara é a fundadora da Nossa Terra Firme, uma empresa de consultoria estratégica especializada em ampliar iniciativas transformadoras no Sul Global e foi selecionada como um dos 1000 talentos globais para os objetivos de desenvolvimento sustentável pelo UNLEASH Innovation Lab (2017). É Bacharel em Sociologia pela Universidade de Brasília e Mestre em Administração Pública em Ciência e Política Ambiental pela Universidade de Columbia.


Brionté McCorkle acredita em um futuro mais saudável e vibrante para todas as pessoas e para o planeta. Ela dedicou sua carreira a ensinar às pessoas como se auto-organizar e construir parcerias estratégicas que protegem o meio ambiente, promovem a equidade racial e aumentam o engajamento cívico. Brionté ganhou um BS em Políticas Públicas pela Georgia State University e minored em espanhol. Em 2014, ela liderou o envolvimento do Georgia Sierra Club no esforço bem-sucedido de expandir o MARTA para o condado de Clayton. Brionté agora atua como diretora da Georgia Conservation Voters, onde trabalha para eleger candidatos a favor do meio ambiente e responsabilizar políticos eleitos por suas ações e votos.


Savannah Miller tatua como Vice-Presidente de Sustentabilidade da empresa de embalagens de alimentos sustentáveis ​​Better Earth. Antes da Better Earth, ela ajudou organizações sem fins lucrativos a perceber o poder do filme como uma ferramenta de ação ambiental com a Exposure Labs, a produtora de filmes ganhadora do Oscar por trás de documentários como Chasing Coral e Chasing Ice. Savannah é bacharel em Ciências Ambientais e Redação Criativa pela Emory University e possui um MPA em Ciências e Políticas Ambientais pelo Earth Institute da Columbia University e pela School of International and Public Affairs.


Sobre a Wow Foundation


A Fundação WOW foi criada por Jude Kelly em 2018 para administrar o movimento globalesse é o WOW - Festival das Mulheres do Mundo. Os festivais começaram no Reino Unido em 2010, lançado por Kelly no Southbank Centre London, onde foi diretora artística, para celebrar mulheres e meninas e discutir com franqueza o que as impede de alcançar seu potencial, buscando a conscientização global sobre os problemas que enfrentam e discutindo soluções juntos. Até o momento, o WOW atingiu mais de 2 milhões de pessoas em 17 países em seis continentes, em locais incluindo Austrália, Brasil, China, Egito, Finlândia, Nepal, Nigéria, Paquistão, Sri Lanka Lanka, Somalilândia, Reino Unido e EUA. Em 2018/19, o WOW estava no Rio de Janeiro, Cardiff, Bradford, Bangladesh, Brisbane, Janakpur (Nepal), Baltimore, Londres, Exeter, Norwich, Perth, Pequim, Gana e Nigéria.


Em 2020, o Festival de 10 anos do WOW aconteceu em Londres. Nos últimos 10 anos, os Festivais desenvolveram uma reputação como espaço para o mundo artistas, ativistas, pensadores e artistas de renome, incluindo Angela Davis, Malala Yousafzai, Annie Lennox, Patrick Stewart, Baronesa Doreen Lawrence e Salma Hayek entre outras convidadas.

A WOW oferece plataformas para pessoas de todos os tipos, reunindo comunidades e oferece um espaço único para as pessoas trabalharem juntas para a promoção da igualdade de gênero em suas próprias comunidades. Um exemplo do impacto que o Festival alcançou foi a fundação do Partido da Igualdade das Mulheres por Sandi Toksvig e Catherine Mayer, em 2015.


Em 2018, Kelly deixou o Southbank Center para administrar a Fundação WOW em tempo integral como instituição filantrópica, trabalhando para construir, reunir e sustentar um movimento global que acredite em um mundo com igualdade de gênero através de festivais e capacitação de mulheres e meninas. O modelo de festival cria inúmeras vias para os participantes participarem de projetos WOW, amplificar suas próprias causas ou iniciar novas iniciativas que tenham amplo impacto nas comunidades. Este é o maior, mais abrangente e significativo festival dedicado a apresentar trabalho de mulheres e promoção da igualdade de mulheres e meninas.

1 visualização