Retrospectiva 2019: Conheça os projetos da Nossa Terra Firme

Nexus Global, Braintrust Nexus e Organização Internacional do Trabalho (OIT-UN), Yby Festival, Feira Preta, Vortex 247 e pesquisa ambiental aplicada. Confira os destaques da atuação da Nossa Terra Firme em 2019.




Fundar a Nossa Terra Firme foi uma catarse que sintetizou anos de incômodo. Todas as vezes que via alguma alternativa vegetal ao plástico de consumo único, projetos piloto bem-sucedidos na tentativa de resolver alguma emergência socioambiental, artistas incríveis e comprometidos com questões sociais; esperava ansiosamente que estas inovações tomassem o mundo de assalto. Afinal, o caminho intuitivo seria pensar que, se temos problemas ambientais, falta de representatividade, e exclusões várias, seria porque as soluções para estes problemas todos ainda não existem. Certo?


Não. O banzo da nossa geração reside em muito no fato de que nós sabemos bem o que não queremos, e também sabemos que existem soluções por aí para se fazer diferente, mas existe um hiato entre desenvolvimento e escala, formulação e globalização, primor e reconhecimento. Através desta startup, procuro dar a minha contribuição para diminuir estes hiatos, fechar os gaps e aumentar o poder de fogo das iniciativas transformadoras forjadas nas periferias globais.


Neste sentido, 2019 foi um ano especial. Dividimos aqui os principais destaques deste ano especial para a nossa startup.


NEXUS Global Summit & Braintrust Organização Internacional do Trabalho (OIT-UN)


Em 2019 a fundadora da Nossa Terra Firme, Iara Vicente, se tornou parte da rede filantrópica mundial Nexus Global, que conecta famílias empreendedoras com empreendedores sociais para desenvolver caminhos para o empreendedorismo de impacto. Focados em desenvolver alianças programáticas de longo prazo, a NEXUS promoveu como parte do seu encontro global de 2019, uma plenária na sede das Nações Unidas em Nova York, oficinas e grupos de trabalho (Braintrusts) entre especialistas da rede e organismos multilaterais.


Participamos do Braintrust entre NEXUS e a Organização Internacional do Trabalho (OIT-UN), desenvolvendo novas abordagens para coibir a violência de gênero no mercado de trabalho. O encontro contou com a presença de Vinicius Pinheiro, Representante Especial do Diretor das Nações Unidas na OIT e Nathalie Molina Niño,CEO da BRAVA Investimentos e NEXUS Delegation Lead.


1o Dia de Nexus Global Summit, Sede Global das Nações Unidas


Vortex 247

Imagine uma plataforma de consumo de conteúdo por assinatura, como a Netflix ou Amazon Prime, só que focada em conteúdo africano e afro-diaspórico em quadrinhos. É o que conseguimos construir com a plataforma Vortex 247. A iniciativa é da maior empresa Africana de quadrinhos e animação, a Nigeriana Vortex Corp. Rompendo com o status quo da competição entre autores e criativos africanos, a Vortex convoca produtores de conteúdo do mundo negro a compor uma frente unida pela difusão da cultura nerd africana.


A Nossa Terra Firme liderou o desenvolvimento do modelo de negocios, estrutura de geração compartilhada de receita e processo de licenciamento de conteúdo. Hoje somos gestores globais da Plataforma e representantes comerciais na América Latina. Em nossa rede temos autores originais da Nigéria, Zimbabwe, África do Sul, Quênia e Ghana, com gêneros variados - passando pelo infantil, ao gore, à ficção espiritual, onde espíritos guardiões (Orixás) aparecem como super heróis.





Yby Festival da Música Indígena


Em 2019 realizamos também o Yby Festival da Música Indígena, o primeiro festival internacional de música indígena contemporânea do país. Em serviço prestado para a web-rádio indígena Rádio Yandê, a Nossa Terra Firme incubou e produziu em menos de 1 ano um evento pioneiro, que reuniu mais de 60 artistas indígenas de diversas nações em um evento de 3 dias organizado no Unibes Cultural. Ao todo, mais de 5000 pessoas circularam no evento que recebeu diversos gêneros musicais (rock, MPB, carimbó, hip hop e mais), desfile de moda, premiação de música e feira de artes.


Produzir o Yby Festival foi especialmente desafiante pelas dificuldades em captação de recursos. Para superar as barreiras financeiras, a estratégia de viabilização do projeto exigiu frequentes revisões e investimento em parcerias não-financeiras: voluntariado, ativação de marca em troca de produtos e serviços, doações institucionais, financiamento coletivo, venda de merchandising e produção de vários mini-festivais preparatórios até o evento final.



Exposição Coletiva AfroGeek na Feira Preta 2019

Foi com grande honra que participamos da Edição de 18 anos da Feira Preta, o maior festival de cultura afro da América Latina, com programação que incluiu palestras, pop up shop e exposição de arte colaborativa com o tema AfroGeek. Nos perguntamos: neste Brasil onde aproximadamente 70% da população é de origem negra, como isso se reflete na cultura geek? Como construir um movimento nerd que nos contemple, enquanto povo?


Na exposição coletiva, contamos com a presença de artistas cujas obras dialogam de forma íntima com o universo afrobrasileiro, juntando crítica social, mitologia religiosa, retratos, fantasia e cultura de rua. Apresentamos na Galeria Marta Traba do Memorial da América Latina, que recebeu o espaço Preta Inova, a arte digital engajada de Acir Piragibe, as pinturas digitais de Filipe Siqueira, a leitura sensível da cultura pop de Amanda Daphne, as sirenes míticas de Lucimara Penaforte, as pinturas orgânicas de Gilberto Junior, as pirografias surreais de Mônica Marques,os totens históricos de Weslley Silva e os retratos intimistas de Cauã Bertholdo. Tivemos ainda a honra de abrir a programação oficial da Feira com a palestra do Professor Luciano Jorge de Jesus sobre Afro Futurismo e o RPG (Role Playing Game).


Obras de Acir Piragibe em Exposição no Memorial da América Latina, durante a Feira Preta 2019


Pesquisa Ambiental


Em paralelo à nossas atividades culturais e de advocacy, a Nossa Terra Firme também manteve forte atuação no campo da pesquisa socioambiental aplicada. Ao longo da nossa existência, já trabalhamos com a produção de subsídios técnicos para instituições como o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), o World Resources International (WRI - Brazil) e a 350.org. Em 2019, nosso desafio foi explorar as intersecções entre desdobramentos políticos na América Latina, violações de direitos humanos e o avanço das estruturas da matriz energética de origem fóssil no continente.



Esperamos em 2020 contribuir ainda mais para as causas que acreditamos, através de ações concretas. Há esperança na ação, sempre!


Há-braços,

Iara Vicente

0 visualização

Cadastre-se para receber informações sobre nossos eventos, projetos recentes, oportunidades de voluntariado e artigos:

  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon

Nossa Terra Firme Consultoria, Produções e Negócios

Manifesto Coworking - CLN 206, Bloco A N. 3E CEP 70844-510

Brasilia, DF. Brasil