Retrospectiva 2020 - A força das idéias coletivas em tempos complexos



2020 trouxe muitas perdas, é verdade. Mas na Nossa Terra Firme somos gratas por termos tido a possibilidade de seguir trabalhando para construir o futuro do empreendedorismo socioambiental e da filantropia sob uma lógica decolonial junto aos nossos clientes e parceiros. Este ano, para nós, ficou marcado pelo reaprender a conversar e a trabalhar coletivamente, ainda que temporariamente privadas do contato físico e da proximidade que é tão característica das culturas Sulamericanas.


Apesar disso, fomos abençoadas com excelentes oportunidades de diálogos e construções coletivas - entre elas, a participação em Conferências e Festivais de relevância internacional, como a 1a Conferência Itaú Amazônia, o Festival Women of The World - WOW Global e o Festival Latinidades Negras. Foram encontros incríveis, com lideranças a nível global nos campos da sustentabilidade, construção de políticas públicas, instituições multilaterais e promoção da diversidade. Estes espaços de constante troca são parte importante do nosso processo de construção de abordagens técnicas que prezam o fazer junto, em oposição ao fazer pelo outro.


Deixamos 2020 também com novas metodologias para a produção de subsídios técnicos, assessoria e prototipação de iniciativas, com a celebração de novas parcerias e o reafirmar daquelas que já nos são históricas, e também com uma boa dose de fé no futuro. Compartilhamos abaixo alguns dos destaques desta jornada do ano que passou, com gratidão e abertura para as surpresas que 2021 certamente trará:



- Participação da Nossa Terra Firme na Conferência Itaú Amazônia


Começamos esta retrospectiva com a lembrança da imensa a honra em participar de um momento histórico na mobilização pelo bioma Amazônico: a primeira Conferência Itaú Amazônia. A Conferência reuniu ativistas, pesquisadores, CEOs, investidores e sociedade civil, incluindo nomes como os CEOs Candido Bracher (Itaú Unibanco), Sérgio Rial (Santander Brasil), Octavio de Lazari (Bradesco), o ex-Presidente do Banco Central Armínio Fraga, o Cientista Climático Carlos Nobre, Co-Fundadora do Instituto Socioambiental Adriana Ramos e o CEO da Natura Guilherme Leal para discutir as possibilidades de crescimento sustentável para o bioma. Nosso painel se chamou "Resgatando a Amazônia: potencializando o desenvolvimento sustentável", onde discutimos a trajetória e perspectivas da Nossa Terra Firme na construção de alternativas para a região junto à Superintendente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Empreendedorismo do Itaú Unibanco, Luciana Nicola.


O evento é um marco na mobilização do setor financeiro nacional pelo desenvolvimento sustentável na região amazônica, um passo extremamente necessário na consolidação de alternativas econômicas ao desmatamento na região. Foi incrível para nós ver tantas lideranças importantes reunidas para discutir uma abordagem multisetorial para um bioma que tem tanto a oferecer para o mundo, apesar de todas as vulnerabilidades e dificuldades vividas pela sua população. O registro da conversa está disponível no Youtube através do link:





- Re-Lançamento do Projeto Política Restaurativa



Em 2020 pudemos também retomar um projeto especial pela continuidade do legado do movimento ambientalista da Amazônia: a pesquisa Política Restaurativa. É uma pesquisa viva, dentro da modalidade da sociologia pública, onde se parte do do princípio de que a história oral é uma maneira eficiente de se capturar as lições aprendidas de movimentos sociais cuja incidência histórica está ainda em curso. É, também, um esforço de criar espaços de diálogo entre as diversas gerações e modalidades do socioambientalismo brasileiro, com vistas a diminuir as distâncias internas de um movimento tão diverso quanto autoral.


A iniciativa nasce como projeto de pesquisa da fundadora da Nossa Terra Firme, Iara Vicente, o contexto do programa de Mestrado em Administração Pública em Ciência e Política Ambiental, ofertado pelo The Earth Institute e pela School of International and Públic Affairs da Columbia University. O re-lançamento do projeto foi realizado em parceria com o Unibes Cultural e reuniu, virtualmente, mais de 8.000 ouvintes no painel de diálogo entre a ex-ministra de Meio Ambiente Marina Silva, a Ex-Diretora Executiva do WRI Brasil Rachel Biderman, o Fundador da Virada Sustentável André Palhano e o pesquisador em racismo ambiental Rafael Santos. O registro da conversa está disponível abaixo, e mais informações também estão disponíveis no link: http://www.nossaterrafirme.com/politicarestaurativa-1





- Participação no Festival WOW - Women of the World



Outra grande honra que 2020 nos trouxe foi a participação na primeira edição online do Festival Internacional WOW - Women of The World (Mulheres do Mundo), promovido pela Wow Foundation. Foram 24h ininterruptas de programação voltada para o protagonismo e empoderamento de mulheres e meninas. A programação, pensada como uma resposta segura ao isolamento ao qual o mundo foi submetido pela pandemia do COVID19, reuniu convidadas escolhidas por uma curadoria coletiva a nível mundial, incluindo representantes dos Estados Unidos, Paquistão, Turquia, Nepal, Sri Lanka, Jordânia, Nigéria, Reino Unido, Brasil, Austrália, Malásia e Índia. A programação reuniu nomes como a Ex-Primeira Ministra Australiana Julia Gillard, a ex-Presidente da Irlanda Mary Robinson, a ativista estado-unidense pelos direitos civis Angela Davis, a Ministra de Finanças Nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala e a Subsecretária Geral das Nações Unidas e Diretora Executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka.


Tivemos a honra de participar do painel "Climate Youth Activists (Jovens Ativistas Climáticos)", a convite da incrível Savannah Miller, Vice-Presidente de Sustentabilidade da empresa de embalagens biodegradáveis Better Earth (USA). Discutimos como assuntos relacionados à Diversidade e Inclusão, especialmente em relação a populações racializadas. Participando da conversa conosco estiveram também Brionté McCorkle, Diretora Executiva da Georgia Conservation Voters (Georgia, USA), Takota Iron Eyes, Ativista Indígena Feminista e Climática (Pine Ridge, Dakota do Sul, USA). A conversa está disponível no link abaixo:





- Mata a dentro, mundo a fora - Aprimorando nossa abordagem para Subsídios Técnicos



2020 nos deu a importante oportunidade de afinar nossa abordagem para subsídios técnicos para estruturação de iniciativas socioambientais no contexto de países em desenvolvimento. Como consultoria estratégica, prezamos pela inovação e pela habilidade de construir recomendações que sejam de fato acionáveis no dia a dia de nossos clientes. Afinal, pouco vale um documento avançado do ponto de vista técnico que figure apenas como um documento "de gaveta". Entendemos que a diferença principal está no próprio conceito da produção do subsídio técnico, se é feito em vistas de apontar problemas, ou de operacionalizar as soluções possíveis.


Na Nossa Terra Firme, prezamos pela segunda abordagem. Em 2020 tivemos então a possibilidade de desenvolver um novo marco para realização de pesquisas, recomendações e implementação destas recomendações. Optamos por uma abordagem onde realize-se uma diligência que considere 4 aspectos: literatura científica; aspectos sociais, políticos e legais; melhores práticas a nível executivo; e inovações nos campos popular, financeiro e organizacional. Para conhecer melhor nossos serviços, entre em contato pelo email contato@nossaterrafirme.com.



- Oficina de Viabilização de Projetos Sociais no Festival Afrolatinas



O Festival Latinidades Afrolatinas é uma iniciativa que dialoga profundamente com a essência da Nossa Terra Firme. O maior festival dedicado à potência das mulheres negras latinoamericanas e caribenhas de nosso continente trouxe em 2020 o tema "Utopias Negras", com uma série de debates sobre aspectos fundamentais do empoderamento de populações racializadas ao Sul do Globo. Além da Oficina de Viabilização de Projetos Sociais, tivemos a alegria de ver contemplados na programação alguns de nossos parceiros, como a Especialista em Saúde Integral Bolanile Olatunji (Nigéria) e o autor Kamuu Dan Wapichana (Roraima/Brasil)


Nossa proposta com a Oficina de Viabilização de Projetos Sociais foi compartilhar com a nossa comunidade um pouco de nossa abordagem para a consolidação de boas idéias no contexto do empreendedorismo socioambiental e artístico. Acreditamos firmemente que é preciso criar caminhos de entrada para que pessoas, coletivos e movimentos tenham sua chance de brilhar. O foco de nossa atividade no festival foi, portanto, a transferência de conhecimento executivo e em gestão, feita em linguagem acessível e com sugestões adequadas para implementação dentro da realidade destes novos empreendedores. Segue registro da palestra abaixo, e para mais informações sobre capacitações da Nossa Terra Firme, escreva para contato@nossaterrafirme.com.




- Participação no Festival Haitiano de Inovação She Builds The Future

Uma das coisas que nos deixa extremamente felizes é saber que as abordagens decoloniais para o socioambientalismo continuam a florescer. Neste sentido, nada mais simbólico do que o Haiti, a primeira nação livre do mundo, ser o palco de um nascimento liderado por mulheres para o desenvolvimento sustentável na nação. O movimento She Builds The Future é uma evolução do espírito revolucionário de Toussaint Louverture e Jean-Jacques Dessalines, que pela primeira vez na história lideraram um movimento bem sucedido em abolir a escravidão a nível nacional.


Agora, empreendedoras, lideranças cívicas, artistas e cientistas estão se mobilizando para potencializar o desenvolvimento sustentável no país. Shaina Silva, fundadora do movimento She Builds, frequentemente descreve esta nova missão da população haitiana como um movimento de transição entre a era das revoluções para uma verdadeira renassença sustentável. Um marco desta caminhada é certamente o festival anual She Builds The Future, realizado em formato virtual devido à pandemia. Para nós foi uma honra participar do evento junto à Ex-Ministra do Meio Ambiente Marina Silva, em uma programação riquíssima que incluiu o Shark Tank da Aceleradora Moonshot Academy, voltada para a potencialização de iniciativas lideradas por mulheres haitianas no campo da sustentabilidade.



- Desenvolvimento de Metodologias DEI para organizações ambientalistas


Nossa forma de enxergar o ambientalismo sempre foi diversa e popular. Desde a sua gênese, o socioambientalismo Amazônico parte do princípio que as comunidades humanas, se envolvidas no processo de desenvolvimento, podem contribuir para a transição rumo a um paradigma sustentável. No entanto, como a grande maioria das organizações com intenso foco técnico, ainda existem diversos desafios em relação a implementar os princípios de diversidade e inclusão de forma estrutural no dia a dia de organizações ambientais do terceiro setor.


2020 nos trouxe a possibilidade de desenvolver metodologias para apoiar a implementação de Políticas de Ação Afirmativa, sensibilização e capacitação de organizações ambientais para implementação de iniciativas de diversidade e inclusão. Acreditamos que estes processos precisam ser abordados em sua complexidade e que o setor ambiental pode se beneficiar de abordagens customizadas às peculiaridades e históricos de cada instituição. Como uma consultoria ambiental de forte cunho sociológico, abraçamos o desafio de contribuir para que esta transição no campo ambiental aconteça o mais rápido possível, da maneira mais vibrante possível. Para maiores informações sobre nossos serviços no campo de Diversidade e Inclusão, escreva para contato@nossaterrafirme.com.



- Participação no Dia do Profissional do Clima, promovido pela Youth Climate Leaders



Outro momento especial para a Nossa Terra Firme em 2020 foi a participação no Dia do Profissional do Clima, evento global promovido pela Youth Climate Leaders (YCL), que trouxe 24h de conteúdos específicos sobre ciência climática, justiça ambiental e empregabilidade no campo de mitigação e combate às mudanças climáticas. O YCL é uma iniciativa pioneira para a empregabilidade de jovens em carreiras climáticas, trabalhando com capacitação, networking e conexão entre candidatos e vagas no campo. O trabalho do YCL tem ajudado a plantar o sonho de contribuir com a carreira climática entre milhares de jovens, e mais importante, ajudando a fazer com que estas sementes floresçam a partir de oportunidades concretas.


No também pioneiro evento virtual Dia do Profissional do Clima, o YCL reuniu grandes nomes do campo de mudanças climáticas, incluindo o cientista climático Carlos Nobre, o Ex-Ministro da Fazenda Joaquim Lewy e a CEO do The Climate Group Helen Clarkson. Foi uma grande alegria poder participar de do palco principal compartilhando insights para profissionais comprometidos com esta agenda. Em um campo tão recente quanto o próprio fenômeno natural que o batiza, todas as iniciativas com intuito de democratizar as possibilidades de contribuição para jovens de todas as origens, nacionalidades e culturas são fundamentais. Saudamos então o trabalho pioneiro do YCL e torcemos para a vida longa ao Dia do Profissional do Clima!



- Participação no DEI Steering Committee da Columbia University



Outra interlocução importante trazida por 2020 foi a participação da fundadora da Nossa Terra Firme, Iara Vicente, no Steering Committee que vai desenvolve e monitorar intervenções em diversidade e inclusão para o Programa de Mestrado em Adminstração Pública em Ciência e Política Ambiental (MPA ESP) da Columbia University. Como mencionado acima, Iara é ex-aluna do Programa, formada em 2017, e em 2020foi eleita como uma das representantes dos ex-alunos nesta importante iniciativa de sua alma mater.


O Programa MPA ESP se destaca entre as os Programas do tipo nas Universidades membros da Ivy League por sua combinação única ente educação executiva, políticas públicas e ciência ambiental. O Programa também tem como méritos a combinação de um arcabouço teórico rigoroso e a interação com líderes no desenvolvimento de políticas públicas, tudo no coração de uma das maiores cidades do planeta, Nova York. Nosso papel no comitê é desenvolver intervenções que possam refletir os valores da pluralidade, anti-racismo e interseccionalidade para o Programa, que tanto contribuiu para o que a Nossa Terra Firme é hoje.



- A Nova Geração de Projetos Sociais: Conheça a iniciativa Arte Salva



Finalmente, gostaríamos também de celebrar uma iniciativa que ajudou o Brasil com o principal desafio de 2020: o de manter a esperança em dias melhores. Para a Nossa Terra Firme é uma grande honra contribuir com o desenvolvimento da estratégia de negócios e filantropia do Projeto Arte Salva, uma empresa social que trabalha pela democratização da educação artística a jovens em situação de vulnerabilidade social.


O Arte Salva é um negócio social segundo a definição de Muhammad Yunus, e parte da premissa que popularizar o acesso ao desenvolvimento de subjetividades através da arte, cultura e lazer é um caminho seguro para preservar o potencial dos jovens de contextos vulneráveis. A eficácia do método Arte Salva tem movido apoiadores importantes, como o rapper MV Bill, a atriz Mariana Ximenes, o ator Vladimir Brichita, entre outros. Em 2021, o Arte Salva está fortalecendo sua atuação enquanto negócio social, mantendo suas atividades com a venda de palestras, exposições e parcerias com empresas e instituições não-governamentais. Para saber mais detalhes, é só entrar em contato pelo email contato@nossaterrafirme.com.




Disto tudo, concluímos...


O ano de 2020 foi incrivelmente difícil, mas também foi uma oportunidade de valorizar os diálogos possíveis e de repensar cuidadosamente a forma como decidimos contribuir para as causas que acreditamos. Para a Nossa Terra Firme, foi um momento de construir narrativas saudáveis e responsáveis rumo a um novo mundo possível. Foi, também, um momento de afiar a estratégia de apoio a projetos e iniciativas, priorizando os elementos mais estratégicos. Menos ruído, mais impacto. É o que desejamos para todas as iniciativas transformadoras daqui para frente. E neste sentido, estaremos sempre à disposição.




© Copyright Nossa Terra Firme 2020